Sobre autor

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Aymara

Aymara é a língua falada pelo povo Aymara na região dos Andes. É, a par do Quechua e do Espanhol, a língua oficial do Peru e da Bolívia.
História e etimologia
Inicialmente, julgava-se que a língua Aymara descendia de uma outra falada em Tiwanaku, na Bolívia, por ser, actualmente, a língua nativa daquela região. No entanto, mais recentemente, alguns especialistas defendem a ideia de que o Aymara só se expandiu a esta região mais tarde. Pensa-se que o Aymara era, originalmente, falado na zona central do Peru, uma vez que existem vários locais com nomes de origem Aymara no Norte e Centro deste país.
Alguns estudos defendem ainda que o Aymara se divide em dois ramos: o Aymara Sul (ou Altiplano) e o Aymara Central.
Existem muitas opiniões contraditórias relativamente à etimologia do termo Aymara. Inicialmente, considerava-se que o termo Aymara derivava das palavras java (antigo) e mara (ano, tempo). No entanto, mais recentemente, vários linguistas defendem que o termo deriva de um grupo étnico da região de Apurimac, conhecido como os Aymaraes.
Distribuição geográfica
O Aymara é falado por cerca de 2,2 milhões de pessoas, na Bolívia, Peru, Argentina e Chile.
Embora exista alguma variação regional, todos os dialectos de Aymara são mutuamente inteligíveis.
A maior parte dos estudos realizados sobre a língua concentram-se nos dialectos falados na margem sul do Rio Titicaca, no Peru, ou na região de La Paz, na Bolívia. Este é, normalmente, designado de Aymara Norte.
O dialecto Aymara Sul é falado a Este da província de Iquique, no Norte do Chile e na zona de Oruro, na Bolívia.
O Aymara Intermédio partilha algumas características com o Aymara Norte e Aymara Sul, sendo falado na zona Este de Tacna e Moquegua, a Sul do Peru e no Nordeste do Chile.
Na altura da conquista espanhola, no século XVI, a língua Aymara era a língua dominante numa área muito superior àquela em que é falada actualmente. Ao longo dos séculos, a língua foi, gradualmente, perdendo falantes, para o Quechua e para o Espanhol. Actualmente, muitas comunidades do Peru e da Bolívia que eram, inicialmente, falantes de Aymara, falam agora Quechua.

Fonte: Casa da América Latina

2 comentários:

  1. Eles usam uma palavra "Jallalla" (pronuncia em português "rayáya") para expressar esperança, felicitações, bem aventuranças, glória...

    ResponderExcluir